
O sistema de monitoramento com inteligência artificial implantado nos trechos Sul e Leste do Rodoanel Mário Covas registrou 4.879 infrações de trânsito em apenas 28 dias de operação-teste. A iniciativa, em fase inicial desde 12 de maio, tem como objetivo reforçar a fiscalização e ampliar a segurança viária por meio da automação da detecção de comportamentos de risco.
O levantamento considera o período entre 12 de maio e 9 de junho e indica média diária de 168 ocorrências. Do total, 2.420 registros foram de motoristas sem cinto de segurança (49,6%), 1.440 de passageiros sem o equipamento (29,5%) e 1.019 de condutores utilizando o celular ao volante (20,9%).
Andrew Aquino, gerente de operações da Concessionária SPMAR, aponta que a iniciativa tem foco preventivo e comportamental. “O objetivo da concessionária é prevenir acidentes, apoiando na educação do motorista para que ele pense na vida, antes de abrir um celular durante a condução do veículo”, destacou, em nota, o executivo.
Sistema com IA opera 24 horas
A operação é conduzida pela concessionária responsável pela via, a SPMAR, que utiliza câmeras de alta resolução com inteligência artificial e sensores infravermelhos. Os equipamentos funcionam de forma contínua, captando imagens 24 horas por dia e classificando automaticamente as infrações antes do envio dos dados aos sistemas integrados com a Polícia Militar Rodoviária.
A análise dos dados reforça o papel da distração como fator associado a acidentes de trânsito. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), cerca de 90% das ocorrências viárias envolvem algum tipo de distração, como o uso de celular ou falhas no cumprimento das normas de segurança.
Fiscalização reforçada para prevenção de infrações
No campo tecnológico, o sistema combina automação e análise de imagem para ampliar a capacidade de fiscalização em tempo real. As câmeras operam com processamento inteligente, permitindo identificação contínua de infrações em diferentes condições de luminosidade.
Para Thiago Cavalcante, gerente de Inovação e Tecnologia da concessionária, o uso da tecnologia tende a influenciar diretamente a conduta dos motoristas. Também em nota e ele explicou que “os dados da rodovia nos mostram o comportamento habitual dos motoristas. Com a tecnologia, ganhamos agilidade para detectar e influenciar esse comportamento, aumentando a segurança do próprio condutor”.






Sem comentários registrados